Setembro Amarelo - Mês de Prevenção do Suicídio.
19/09/2017

A Prefeitura Municipal de Riacho de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde e do CAPS, realizou nesta terça-feira, dia 19/09, o II Encontro de Saúde Mental, com o tema: Setembro Amarelo: Mês de Prevenção do Suicídio.  O evento teve início com a palestra ministrada pela terapeuta ocupacional do CAPS e da COTEVIDA, a Srta. Janaína Castro, a qual abordou o tema: Suicídio: É possível prevenir! Trazendo dados estatísticos e apresentando aspectos relevantes da questão. Em seguida foi realizada a mesa redonda composta por Dr. Marcelo Kumaira, médico psiquiatra; Lucidalva Boa Sorte, psicóloga e Janaína Castro, terapeuta ocupacional, todos profissionais que atuam na Unidade CAPS desse município.  O Dr. Marcelo Kumaira apresentou seu ponto de vista acerca do tema, abordando a importância da intervenção médica diante dessa realidade, enriquecendo o conhecimento sobre o assunto de maneira clara e precisa; a psicóloga Lucidalva abordou sua opinião falando das contribuições da psicologia na prevenção do suicídio; Logo após foi aberta a palavra aos participantes do evento, oportunizando à plenária o esclarecimento de dúvidas e manifestação de opinião acerca do tema. Dando prosseguimento, o Pastor Anderson, profissional da COTEVIDA, ministrou a palestra com o tema: Suicídio e Religião, a qual foi de suma importância para melhor compreensão dessa relação. O evento foi encerrado com o testemunho de uma participante que conviveu com pessoa com "ideação suicida", a qual convocou a todos a compreender e dar apoio à pessoa com esse pensamento para assim prevenir o suicídio e promover a vida. A coordenadora da Unidade CAPS, a Srta. Regina Barreto enfatizou que dará continuidade à realização desses eventos, os quais são de extrema relevância na promoção da saúde mental em Riacho de Santana.

Prefeitura de Riacho de Santana – Governo Municipal.

Visite também nosso facebook.