ASSISTÊNCIA E AÇÃO SOCIAL
Dia Internacional de Combate a Violência Contra a Mulher.
25/11/2016

25 de novembro, dia internacional de combate a violência contra a mulher.

A Prefeitura de Riacho de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social - CREAS realizou no último dia 23 de novembro na Câmara Municipal de Vereadores uma palestra sobre o dia mundial pelo fim da violência contra a mulher. A data foi estabelecida no Primeiro Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe realizado em Bogotá, em homenagem às irmãs Mirabal.

Por que 25 de novembro?

Las Mariposas, como eram conhecidas as irmãs Mirabal – Patria, Minerva e Maria Teresa – foram brutalmente assassinadas pelo ditador Trujillo em 25 de novembro de 1960 na República Dominicana. Neste dia, as três irmãs regressavam de Puerto Plata, onde seus maridos se encontravam presos. Elas foram detidas na estrada e foram assassinadas por agentes do governo militar. A ditadura tirânica simulou um acidente. Minerva e Maria Teresa foram presas por diversas vezes no período de 1949 a 1960. Minerva usava o codinome “Mariposa” no exercício de sua militância política clandestina. Este horroroso assassinato produziu o rechaço geral da comunidade nacional e internacional em relação ao governo dominicano, e acelerou a queda do ditador Rafael Leônidas Trujillo.

Maria da Penha Maia Fernandes

Lei Maria da Penha

Em agosto de 2006, foi aprovada a Lei nº 11.340, que define em seu artigo 2° que toda mulher, independente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, escolaridade, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhes asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.

A Lei 11.340/06, conhecida com Lei Maria da Penha, ganhou este nome em homenagem à Maria da Penha Maia Fernandes, que por vinte anos lutou para ver seu agressor preso.

A AGRESSÃO PODE SER FÍSICA OU PSICOLÓGICA, MAS A SUA ATITUDE PODE MUDAR ESSA HISTÓRIA;

NÃO SE CALE.

DENUNCIE!

LIGUE 180

Fonte: Ascom – Prefeitura de Riacho de Santana.

E http://pt.wikipedia.org

Click no link abaixo e veja as fotos: